A vergonha é um sentimento e possui diversos níveis manifestando-se algumas vezes através da timidez. Pode iniciar através da evitação de certos eventos ou relações interpessoais, até o isolamento e sintomas depressivos. Portanto, podendo resultar em crises existenciais, exclusão social, degradação de desempenho em atividades, desanimo constante, transtorno de ansiedade social e etc.
Pode ser vista como um limitador da essência humana, já que determina o “limite” de suas atitudes para que você não chame atenção ou não saia do padrão, desconsiderando todas as condições que te levaram ao desejo de realizar algo.
Mas como desenvolver a autoconfiança para que eu aceite a minha identidade?
- Seja seu melhor amigo
Um bom amigo não fica apontando suas falhas a todo instante, procura fazer críticas construtivas e lhe ajudar para que “supere”, passe a acertar. Logo, seja seu próprio amigo, supra suas vontades e se algo der errado, saiba que você pode resolver isso, ou fazer diferente em uma próxima vez.
- Preserve bons relacionamentos
As boas companhias comemoram nosso sucesso e nos incentivam a superar desafios, tentar coisas novas e estão sempre dispostos a nos ajudar caso algo não saia como o esperado.
- Compreenda que ninguém é perfeito
Muitas vezes temos esse sentimento de incapacidade, pois nos inspiramos em alguém, não conseguimos ser como ela e para completar, há o julgamento das pessoas. Todos nós falhamos durante a vida, aprender a lidar com frustrações é uma meta essencial. Caso seja necessário, peça a seus amigos contarem situações constrangedoras que viveram, você poderá observar que todos passam/passaram por embaraços.
- Foque no seu sucesso
Quando seus pensamentos não colaborarem, quando o medo estiver superando a sua vontade de realizar algo, pense em tudo que você faz e costuma dar certo, pense em todos os seus sucessos, tudo o que conquistou e etc. Podendo assim quebrar o sentimento de incompetência.
A vergonha é comum, desde a infância somos acostumados a ter certas ações restritas, quando repetidas, geram insatisfação, julgamento e etc.
A sua vida se torna bela se é vivida da sua forma, visando sua felicidade, sua paz e etc. Apenas saiba como priorizar você, seu bem-estar e sua saúde em todas suas ações, considerando suas vontades, seus sonhos e metas. Não deixe a vergonha/medo tomar posse do que é mais precioso em sua vida: você!